Blog da Cidha Cunha

sábado, 29 de agosto de 2009

Santo Agostinho...







Um Educador Para Inspiração Divina.
Santo Agostinho,ou Aurélio Agostinho foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 420. Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.
Sua mãe seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos). Morreu durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África.
Tratou o tema da educação mais de perto em suas obras,da Doutrina christriana e de Magistro,na qual apresenta a doutrina do mestre interior..A idéia é que o professor não ensina sozinho,mas depende também ao aluno e sobre tudo de uma verdade comum dos dois..
Exemplificando...O professor mostra o caminho e o aluno o adota.Assim o saber brota do seu interior.A pessoa que ensina não apenas transmite,mas desperta!
Segundo Santo Agostinho,é desse modo que se conquista a paz da alma, sendo esse o objetivo final da educação.
A filosofia de Santo Agostinho está condicionada a fé religiosa, especificamente a ética cristã. Não se aprende pelas palavras que repercutem exteriormente, mas pela verdade que se ensina interiormente, não é por acaso que a obra principal de santo Agostinho seja “confissões” Em que narra a própria conversão ao cristianismo depois de uma vida de pecados.
Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Deus e em Jesus Cristos. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.
Algumas obras:











Frases de Santo Agostinho:

"Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."
"Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza."
"Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor."
"Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."
"Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."
"A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar."
"A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações."
"A verdadeira medida do amor é não ter medida."
"Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário