Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A magia do Natal


Natal... Época mais aguardada por adultos, adolescentes e crianças. A magia do natal faz o clima ficar diferente, as pessoas mudam e tudo se transforma para a chegada de um novo ano. É correto afirmar que o Natal sempre é sinônimo de presente e que não há muita importancia se o presente é de um custo alto ou apenas uma lembrancinha mais em conta.O que vale é não se esquecer daquela pessoa especial e colocar nesse momento toda a importancia que essa pessoa tem na sua vida e o quanto você se importa com ela. No Natal existe a tradição de oferecer presentes e essa forma de oferecer presentes no Natal, nasceu com a história dos 3 Reis Magos por terem oferecido ao Menino Jesus presentes :Incenso, Ouro e Mirra.
Natal lembra comida, presentes e é claro diversão. Uma das brincadeiras preferidas do natal é o amigo secreto ,brincadeira que reúne familias e vizinhos.Com animação todos acabam entrando no clima de diversão..no serviço, na escola, em grupos de Igreja,na vizinhança etc. Todos trocam presentes e diversão ao mesmo tempo.
Agora cá entre nós, ninguém espera mais o momento da chegada do natal do que as crianças. Todas ficam eufóricas e ansiosas para a tão esperada chegada do papai Noel, aguardando até mesmo pelo presente que ele vai trazer ou se ele leu a cartinha com o pedido de presente.
Um momento mágico para a criançada e a figura do papai Noel é muito importante para o seu filho já que ajuda no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio,mas...É chegada a hora que a magia tem que acabar! É por este motivo que psicólogos afirmam que o melhor que você pode fazer é revelar a fantasia conforme o seu filho amadurece; observe o comportamento dele e veja em qual momento a criança já está pronta para receber a notícia ou se ela já desconfia que o papai Noel e toda a história não são reais. A partir de então você pode começar a contar a verdade. O mais importante é você perceber que ele amadureceu e está pronto para esta notícia.
A fantasia do papai Noel ensina o seu filho a aprender os valores do natal,portantoNão existe, uma idade certa para o seu pequeno amadurecer e você contar toda a verdade, o certo é que psicólogos acreditam que entre 6 ou 7 anos de idade, é o momento ideal para você começar a perceber que ele desconfia de algo. Só não esqueça que isto varia de criança para criança; não force nada antes dele estar realmente preparado. E que toda essa magia do natal, tem o seu propósito e você não pode pular essa fase.
Explique que a figura do papai Noel representa a figura de um velhinho bondoso que existe dentro de todo mundo e que gosta de presentear quem nós gostamos.Claro que a criança na certa ficará decepcionada em saber a verdade e para amenizar a situação, faça com que ela se envolva nos preparativos do natal junto com você; auxiliando na árvore, nos pratos, decoração, para que num clima de festa, entre em contato com tudo o que o natal representa.
Boas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário