Blog da Cidha Cunha

domingo, 20 de dezembro de 2009

O verdadeiro significado do Natal..Nascimento de Cristo!

O Natal Significa o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo atualmente uma das festas católicas mais importantes.
Algum tempo , a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do seu nascimento.
Um dos motivos para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal, é o fato de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.
O Natal é, assim, dedicado por nós cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2) e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a família cristã, em montar o presépio, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário