Blog da Cidha Cunha

segunda-feira, 15 de março de 2010

Farra do boi nada...a farra é dos desocupados!



Para muitas pessoas a Quaresma é tempo de penitência e meditação, para outros a chamada “farra” ou “festa popular”, encobre um verdadeiro ritual de extrema violência e tortura com os bois. É nesta época que alguns municípios de Santa Catarina se transformam em palco para a prática desse crime previsto em lei (Lei 9.605/1998).
Alguns dizem que é um ritual simbólico, uma encenação da Paixão de Cristo, onde o boi representaria Judas; outros acreditam que o animal representa Satanás e torturando o Diabo, as pessoas estariam se livrando dos pecados. Mas hoje em dia a Farra do Boi não tem nenhuma conotação religiosa. Para as pessoas que moram na área litorânea, onde é feita essa prática de violência , a Farra do Boi é apenas uma oportunidade pra se fazer uma festa e de se ganhar algum dinheiro extra, pois alguns moradores aproveitam para vender bebidas e petiscos ,alugar carros para o transporte de bois e para os participantes.
“Uma verdadeira crueldade!
Veja como é feita:
A movimentação e o número de pessoas aumentam a cada minuto. Foguetes e buzinas dos carros e motos ,anunciam o que todos esperam. Chega o caminhão, acompanhado de crianças de bicicletas, homens com garrafas de cerveja na mão, gente eufórica para ver o início do que eles chamam de brincadeira. Vende-se cerveja, churrasco e a música é bem alta. Num cercado de madeira - uma espécie de arena, conhecido como mangueirão - , centenas de homens e mulheres ficam empoleirados para não perder nenhum detalhe. A farra está garantida!
Antes de o evento dar inicio,o boi é confinado sem alimento disponível por vários dias. Para aumentar o desespero do animal, comida e água são colocados num local onde o boi possa ver, mas não possa alcançar. A Farra começa quando o boi é solto e perseguido pelos "farristas", que carregam pedaços de pau, facas,lanças de bambú, cordas, chicotes e pedras - homens, mulheres e crianças - e perseguem o boi que, no desespero de fugir, corre em direção ao mar e acaba se afogando.
Depois de Dias, o Alívio da Morte e sua carne é dividida somente entre aqueles que pagaram.
O que me deixa mais irritada é ouvir a mesma ladainha de sempre...os farristas vem com aquela desculpa...>> "veja o pessoal da Espanha, o que eles fazem com os bois de lá,etc”!Claro que condeno também a prática na Espanha e em qualquer lugar do mundo ..pois qualquer tipo de tortura e de maus tratos de um animal...deve ser punido rigorosamente o agressor sim!
Mas, Sinto muito ,não tem nem comparação,os boizinhos que eles usam aqui dos “bois” de lá,pois, infelizmente , vindo de carro da praia em Governador Celso Ramos,e dei de frente com uma cambada de desocupados,correndo atrás de um boi, magro...magérrimo,sem forças....desnutrido...que covardia... agora..se fosse os “bois” lá da Espanha,que são fortes e grandes...COLOCAR UM BOI DAQUELES NO MEIO DOS FARRISTAS DAQUI DE SC ...AI SIM SERIA A FARRA DO BOI! E QUEM IA SE DAR BEM CONCERTEZA NÃO SERIA SOMENTE O FARRISTA E SIM O BOI!

A LEI:
Lei existe e deve ser cumprida!


Lei Federal nº 9.605, de Fevereiro de 1998 : Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Capítulo V - Dos Crimes Contra o Meio Ambiente
Seção I - Dos Crimes Contra a Fauna
Art. 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exótico.
Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa.

Um comentário:

  1. É verdade muitas pessoas dizem que é cultura,mais na verdade é crime.
    Adorei a postagem

    ResponderExcluir