Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Quinta-feira Santa -LAVA-PÉS-
















O Lava-Pés, significa o ritual da humildade de Cristo. Mostra a necessidade de purificar a nossa vida. Não é a purificação dos pés, mas de todo o ser, todo o nosso coração. Reconciliação com Deus, com o próximo e conosco mesmo. O maior é aquele que serve... não somos mais do que ninguém.
“Em seguida ,deitou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava cingindo” Jo 13,5
O lava- pés, foi mais que um gesto de humildade, na verdade Jesus está reforçando um dos princípios básicos do exercício da fé cristã,que é o serviço cristão.Sua mensagem é decisiva quando diz que não vai para ser servido e sim para servir.Acredito que em várias ocasiões Jesus,sendo o senhor ,colocou-se no lugar de servo.Com esse ensinamento Jesus mostra algo muito sério sobre os valores do seu “Reino” . No lava pés...percebemos que , Jesus lavou os pés de Judas que o trairia em seguida,lavou os pés de Pedro que o negaria naquela mesma noite e Jesus por onisciência sabia o que os dois iriam fazer ,porém o lava pés é a sombra de duvida de AMOR e PERDÃO.

Na Capela Nossa Senhora dos navegantes,da comunidade da Praia João Rosa- Biguaçu, o lava pés foi realizado com a participação de pessoas da comunidade.O Pe. lavava ,enxugava e beijava cada pé das pessoas participantes, ao todo 12,representando os doze Apóstolos em simbolo de humildade e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário