Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 27 de julho de 2010

Semana de Formação Catequetica/ 2010 - Biguaçu

1ª noite de formação:
Segunda-feira 26/01/2010
Acolhida
Nessa primeira noite de formação,fomos acolhidos com boas vindas ..café..sorrisos..musicas e cada catequista a medida que chegava recebia um pirulito com cartão de boas vindas.

PALESTRANTE: Irmã Marlene Bertoldi
TEMA: Iniciação Cristã

Irmã Marlene Bertoldi conduziu um momento de formação para nós catequistas sobre "Iniciação Cristã".
Tendo como base o nosso livro “Iniciação Cristã:Um processo inspiração catecumenal", deu segmento nosso encontro.
Em sua palestra sobre iniciação cristã, deu inicio ao nosso encontro nos questionando sobre o ser catequista...sobre CATEQUESE

Após alguns debates e com exemplos de explosão de acontecimentos no mundo, ficou claro que precisamos fazer a diferença.
PRECISAMOS APROFUNDAR APARTIR DA PALAVRA ATÉ A CELEBRAÇÃO:
FINALIZANDO NA MISSÃO.

CATEQUESE.....
=> palavra de Deus
=>celebração
=>missão

Sobre o livro:

POR QUÊ INICIAÇÃO?

O cap. I se detém sobre a importância e urgência do tema, suas motivações: por quê é necessário hoje o processo iniciático? O texto parte da indagação sobre Deus e sua procura: o ser humano vive à procura de respostas sobre a vida e, no fundo, sobre si mesmo. A esse mistério a fé cristã dá uma resposta cabal; para dela se apossar e vivê-la, é necessário um verdadeiro mergulho no mistério de Deus e nas diversas dimensões da vida cristã; não basta uma síntese doutrinal, um cursinho rápido e nem mesmo uma catequese isolada de outros aspectos da vida eclesial. Não se trata de “aprender coisas”, mas de aderir conscientemente a um projeto de vida, de ter um encontro pessoal com Jesus Cristo. Para sentir-se parte de uma tradição, povo, comunidade religiosa (e até de uma família) a pessoa precisa estar imersa no sentido de vida que caracteriza essa pertença. Também na tradição cristã encontramos essa maneira de sentir e atuar: o próprio Jesus assim procedeu: formou
discípulos aos poucos através do chamado e convívio; houve etapa na missão, envio, aprofundamento...

. O QUE É INICIAÇÃO?

Aqui se pretende mostrar que o processo de iniciação, mesmo no nível humano, se faz sempre com relação ao mistério. Iniciação é sempre iniciação ao mistério, é mergulho pessoal no mistério; ele está presente também no centro da fé.
Aparecida assim descreve o catecumenato: “A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e iniciá-lo no discipulado. Dá-nos, também, a oportunidade de fortalecer a unidade dos três sacramentos... Propriamente falando, refere-se à primeira iniciação nos mistérios da fé, seja na forma do catecumenato batismal para os não batizados, seja na forma do catecumenato pós-batismal para os batizados não suficientemente catequizados. Está intimamente unido aos sacramentos da iniciação: batismo, confirmação e eucaristia... Teríamos que distingui-la, portanto, de outros processos catequéticos e de formação que podem ter a iniciação cristã como base” DOCUMENTO DE APARECIDA(DAp 288)

“OS CRISTÃOS SE FAZEM NÃO NASCEM”
(Tertuliano)

BENÇÃO FINAL : Pe. José Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário