Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Semana de Formação Catequética / Biguaçu- 2010

2ª Noite de formação:
Terça-feira 27/07/2010


Acolhida:
Boas vindas e oração mensagem para refletir;
(A Bíblia e o celular)

Palestrante: Pe. Alcides

llº Capítulo do livro: Iniciação a vida Cristã

“O que temos em vista quando falamos em iniciação cristã”

Jesus=> Mistério de Deus
Jesus => nos trouxe o reino de Deus em parábolas( ex: A semente de mostarda....o bom samaritano)
Jesus=> A chave de tudo

“O mistério está no centro da fé,Jesus ao falar do reino o chama de mistério”
A vós é confiado o mistério do reino de Deus(Mc4,11)
Ser cristão é se comprometer e participar desse mistério.
Pe. Alcides falou sobre a palavra, e que todos os aspectos da palavra são mergulhados no mistério de Deus e da vida.
*Voz da palavra ( a revelação que ultrapassa a bíblia)
* Rosto da palavra (Jesus Cristo,verbo que se fez um de nós)
*Casa da palavra ( Igreja,como povo de Deus)
*Caminho da palavra (a missão que leva a experiência aos outros)

“Iniciação: mergulho pessoal no mistério”
O mistério é um segredo que se manifesta somente aos iniciados,diferente de outros conhecimentos ou práticas, não se tem acesso ao mistério através de um ensino teórico ou aquisição de certas habilidades .Para se ter acesso aos divinos mistérios, a pessoa precisa ser iniciada a essas realidades maravilhosas através de experiências que a marcam profundamente.

“Catecumenato: uma caminho antigo e eficiente”
Desde o século II, a iniciação cristã se fazia através do catecumenato. Foi uma feliz criação da igreja,num tempo em que a igreja não podia contar com apoio de uma cultura cristã na sociedade e ainda havia muito clima de segredo nas práticas cristãs. Hoje o catecumenato,é catequese para adultos não batizados,como também para os já batizados,porém não evangelizados.
A iniciação cristã ,foi elaborada pelos padres e refere-se as etapas consideradas indispensáveis para mergulhar(batismo significa mergulho) no mistério de cristo e começar a fazer parte da comunidade eclesial em espírito e verdade.Com o batismo das crianças ,a iniciação cristã começa a adquirir após esse batismo,porém com o passar dos anos fomos perdendo a ligação com o real processo de iniciação,pois as culturas modernas não tem a mesma consciência da necessidade antropológica dos processos de iniciação que havia no passado e que há ainda em culturas tribais. Hoje os jovens conhecem alguns processos de iniciação, quando começam a fazer parte de um grupo ou quando entram para universidade.ou seja ,um rito de passagem( 15 anos, formatura, casamento...) .O ritual marca mesmo que de formas modernas, a consciência dividindo a vida entre o antes e o depois do compromisso assumido da inserção do grupo.

“Identificar o problema nesse processo"
Não se pode considerar que a catequese seja uma espécie de festa de formatura, que concluindo seja o fim do caminho, ou despedida da igreja.Nesse caso temos um desafio: afirmar que todo o verdadeiro processo catequético, desemboca na celebração dos sacramentos como momento culminante da participação do mistério de Cristo. Não se fazendo só como um ponto de chegada mas num bom processo de caminhada .bem como uma fé assumida fortalecedora e num processo que se auto sustenta.
"Uma iniciação que leva a uma real participação"
Num processo de compromisso ,transformação e conversão, o cristão convertido vai aprofundando a acolhida do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo , se colocando na dinâmica do amor serviçal aos irmãos.
"Natureza da iniciação cristã"
A iniciação cristã é a graça benevolente e transformadora que nos procede e nos cumula com os dons divinos em Cristo.Esta obra de amor de Deus ,se realiza na igreja e pela mediação da igreja acolhe e acompanha.Somos chamados a ter uma relação filial com Deus e o fracasso ou falta de perseverança no caminho da fé, muitas vezes acontece por não haver esse envolvimento total do iniciados.Com a iniciação cristã o catecúmeno começa a caminhada para Deus que entra em sua vida e continua a caminhada com ele.
“Uma visão de conjunto da vida cristã”
Conceber a catequese como uma iniciação a vida cristã, implica assumi-la como um longo processo vital de introdução dos cristãos (ainda não iniciados independente de sua idade),nos diversos aspectos essenciais da vida cristã.Sabemos que a iniciação não vai ser uma catequese completa ,pois uma vida inteira não basta para conhecer e experimentar tudo que pode enriquecer a fé.

Antes da benção, padre Alcides ainda deixou bem claro que devemos sempre dar testemunho,experiência vividas e ser testemunho de conversão...hoje ser melhor do que ontem e amanhã ser melhor do que hoje!

Benção final:

Pe. José Luiz e Pe. Alcides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário