Blog da Cidha Cunha

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Semana de formação catequética- Biguaçu/2010



4ª Noite de formação
Quinta-feira 28/07/2010



Acolhida; Boas vindas...balas..cartões...sorrisos...muita amizade!

Oração inicial
com leitura do evangelho de são João :
“senhor dá-me dessa água ,para que eu não tenha mais sede,nem tenha de vir aqui tirar água"(Jo 4,15)

Canto: És água viva


Palestrante: Pe. Osmar Debatim

IV capitulo do livro iniciação para a vida cristã

Iniciação a vida cristã para quem?

Após rever os capítulos anteriores,o Pe.Osmar, nos propõe a refletir sobre as mudanças para atrair as pessoas(Igreja) em busca dos conhecimentos de Jesus,A motivação é importante, pois muitos cristãos sentem a necessidade de um processo complementar de iniciação devido a falta de apoio familiar e da própria comunidade.Surge então a preocupação e auxilio as pessoas no seguimento da Jesus.Como exemplo da samaritana,que sentiu capaz de falar e, falando e sendo ouvida, permitiu que Jesus respondesse de acordo com a sua necessidade. Esse falar e ouvir foram muito importantes para ela. Ajudaram esclarecer duvidas e descobrir que Jesus era o Messias.

Por isso, inspirados pela ação de Jesus, consideremos os iniciantes como interlocutores e não como meros destinatários no processo de iniciação à vida cristã.
Muitos buscam os sacramentos para si ou para seus filhos, sem motivações tão claras; freqüentam as missas ou outras práticas de devoção tendo em vista alcançar graças. Buscam a água que não mata a sede, pois ainda não conhecem a Água Viva.
As pessoas que a Igreja tem a missão de acolher e servir é uma multidão, com rostos variados ,que precisam ser reconhecidos, identificados, personalizados. Destas pessoas,muitas procuram na Igreja uma resposta para suas buscas. Outros convivem com sua sede sozinhos, ou vão à procura de outra água, em outras fontes, ou ainda, contagiados pela cultura atual, não se dão conta de que têm sede.

Grupos a serem atendidos dentro da iniciação cristã:


Considerando as várias situações em que se encontram as pessoas a serem atendidas nos processos de iniciação, temos entre outros grupos:

=>Adultos e jovens não batizados;
=>Adultos e jovens batizados que desejam completar a iniciação cristã;
=>Adultos e jovens com prática religiosa, mas insuficientemente evangelizados;
=>Pessoas de várias idades marcadas por um contexto desumano ou problemático;
=>Grupos específicos, em situações variadas;
=>Casais em situação matrimonial irregular;
=>Adolescentes e jovens;
=>Crianças não batizadas inscritas na catequese;
=>Crianças e adolescentes batizados que seguem o processo tradicional de iniciação cristã.



Mas o mundo mudou e surgiu um amplo pluralismo, também, religioso. Esta situação dá margem a um crescente número de jovens e adultos que não foram batizados, para os quais, quando se interessam por ser cristãos, se recomenda o processo de Iniciação à Vida Cristã ou Catecumenato. Por outro lado, apesar dos grandes esforços da Igreja, particularmente através da catequese, grande número de batizados, não chegam a completar a própria iniciação à vida cristã, gerando uma multidão de batizados não evangelizados.

Pausa para cantar: Quem é que vai!!!
Jesus cristo me deixou inquieto!!!!

Retomando o tema da iniciação, não se trata de querer manter a tradicional preparação aos sacramentos, com apenas um novo rótulo, sem nada mudar. Há também a realidade do grande número de batizados e fiéis na Igreja Católica, para os quais viver a fé nesse mundo em mudança torna-se um constante desafio.


Mudanças de época :




Em baixa :
Instituição( família,estado escola e igreja)
A tradição( transmissão de valores)
A renuncia o sacrifício
A ética e a racionalidade









Em alta :



O indivíduo
A novidade
O prazer imediato e a estética
O movimento e a emotividade







Nessa iniciação, assim amplamente concebida, não estão implicados apenas os catequistas, que certamente continuam a ter um papel importantíssimo e insubstituível. Há um povo sedento que procura a fonte de um modo diferente,Aí está implicada toda a Igreja: pais, padrinhos, introdutores, catequistas, liturgistas, ministérios ordenados... enfim, toda a comunidade!

"ASSUMIR A INICIAÇÃO CRISTÃ EXIGE NÃO SOMENTE UMA RENOVAÇÃO DA CATEQUESE, MAS TAMBÉM UMA REESTRUTURAÇÃO DE TODA A VIDA PASTORAL DA PAROQUIA".

Benção Final:Pe Osmar e Pe. José Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário