Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Semana de Formação Catequética-Biguaçu/2010


5ª noite de formação
Sexta –feira 30/07/2010

Acolhida: Boas vindas, com sorrisos e pirulitos para adoçar a noite!

Oração inicial: Leitura em conjunto do “salmo 92”
Canto:Jesus Cristo me deixou inquieto!
Pai nosso e ave Maria
Palestrante: Pe José Luis

V capitulo do livro: Iniciação para a vida cristã.
Iniciação a vida cristã com quem contamos?…onde?

Os sujeitos e agentes do processo de iniciação.

Sente-se hoje uma necessidade urgente de revisão profunda da nossa prática eclesial, para restabelecer, na sua função primordial, a iniciação à vida cristã.Em grande parte, foram seguidas as indicações do RICA no que se refere aos agentes do próprios implementados no discipulado católico adulto. Estamos vivendo uma mudança de época , e o Espírito Santo que conduz a Igreja nos inspira este modelo. Sente-se hoje uma necessidade urgente de revisão profunda da nossa prática eclesial, para restabelecer, na sua função primordial, a iniciação à vida cristã.

Contamos com a colaboração de todos, para que realmente possamos formar “discípulos e missionários” para a Igreja de Jesus Cristo.
A prioridade no processo é o candidato que precisa ser considerado como um todo (aspectos corporal,afetivo, intelectual, etc.), o que levará toda a comunidade a cuidar das relações humanas que estabelecem.
Jesus nos ensina esse caminho: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”Jo13,34

TEMPO
Não se deve ter pressa: deve-se esperar o tempo necessário para que os iniciantes confirmem suas disposições, manifestem a sua fé e apresentem os sinais de adesão pessoal a Jesus Cristo.

OS LUGARES DA INICIAÇÃO CRISTÃ
A iniciação à vida cristã não se reduz a um espaço geográfico ou estrutura pastoral: deve estar presente e atuante em diversas situações e ambientes. Assim, a Igreja vive sua natureza missionária.

ANIMADORES DA INICIAÇÃO CRISTÂ
As orientações sobre os agentes responsáveis pela iniciação estão nos nos. 41 a 48 do RICA e precisam ser conhecidas e devidamente adaptadas. Foi Destacados alguns dos envolvidos:

1- Os introdutores – são aqueles que acompanham o processo do pré-catecumenato. Sua tarefa é anunciar Jesus, ajudando o iniciante a viver a experiência do encontro com Cristo e com a comunidade. Para tal, precisam ser criteriosamente escolhidos pelo pároco e o Conselho Paroquial e devidamente preparados por um processo formativo que siga a dinâmica da fé e da vivência. Como se vê, os introdutores têm uma função muito importante. É desejável (para não dizer necessário) que acompanhem os catecúmenos ou catequizandos durante as reuniões, celebrações e outros momentos importantes, fazendo-se presentes nas vidas dos catequizandos e catecúmenos.
2- Os padrinhos - são escolhidos pelo catecúmeno pelo seu exemplo, qualidade e amizade e delegados pela comunidade local com aprovação do sacerdote. Sua função é ensinar familiarmente os catecúmenos como praticar o Evangelho em sua vida, auxilia-lo em suas dúvidas e inquietações, dar-lhe o exemplo cristão e velar pelo seu progresso na vida batismal. A escolha dos padrinhos,deve ser baseada preenchendo condições para o exercício
desta importante missão. Eles devem acompanhar o catecúmeno, ajudá-lo em suas dúvidas, velar pelo seu crescimento na fé e na participação na vida comunitária.

3 - A família – Não bastam apenas reuniões com os pais das crianças, adolescentes e jovens. A família agora precisa passar a integrar o processo em forma de uma catequese com adultos que aprofunde seu verdadeiro compromisso cristão. Há que se considerar as particularidades de cada família, buscando comunhão com a Pastoral Familiar.

4- Os catequistas - É o mediador que ajuda os catecúmenos a acolherem a gradual revelação de Deus e o seu projeto salvífico, sua inserção na comunidade e sua contribuição para o Reinode Deus. Do catequista se requer alta competência no conhecimento dos conteúdos centrais da fé, intensa vida espiritual, participação ativa na comunidade, preparo básico em psicologia, comunicação e pedagogia. Devem cuidar para que a catequese seja penetrada pelo espírito evangélico, em harmonia com os ritos e que o calendário litúrgico seja adaptado aos catecúmenos. Sua função é fundamental para o progresso dos catecúmenos e o desenvolvimento da comunidade local. Ele fala em nome da Igreja.

São critérios para ser catequista:
=> já ter recebido os sacramentos da Iniciação Cristã
=> Não ter impedimentos canônicos
=> Testemunhar a vida e a fé cristãs
=>Ter boa formação humana (equilíbrio psicológico, criatividade, bom relacionamento em grupo, etc.)

5 - A equipe de coordenação – A Pastoral Orgânica deve contemplar uma Comissão da Iniciação à Vida Cristã que se preocupe com o processo de iniciação à vida cristã e não simplesmente com a recepção de sacramentos. Seus membros precisam de formação adequada para poderem ajudar na formação dos demais envolvidos no processo: devem conhecer bem o RICA e os conteúdos da fé cristã, promoverem e estimularem avivência da fé, assumirem o espírito evangelizador e se aprimorarem na arte coordenar.

6 - A comunidade cristã -Não se pode pensar um processo consistente de iniciação e catequese - ainda mais de adultos! Deve- se lutar para conscientizar que a iniciação de novos membros não é apenas responsabilidade dos catequistas e do pároco,afinal, a vida cristã como um todo implica num permanente estado de conversão, santificação, atualização, crescimento na espiritualidade, no conhecimento e na intimidade com o mistério.
Lembrando que não se trata de formação apenas para os catequistas já que toda a comunidade eclesial precisa estar envolvida no processo, agindo em Cristo, por Cristo e com Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Todos são chamados a fé cristã na vida cotidiana e no apostolado, pelo testemunho e pelo anúncio da palavra e orações. O iniciante precisa descobrir na comunidade o exemplo concreto do tipo de vida com o qual quer se comprometer. Para tal, é preciso que toda a comunidade também passe por um processo iniciático que dinamize a sua fé e lhe dê forças para assumir seu dom e missão de formar e alimentar discípulos.

7-Os ministros ordenados – A Conferência Episcopal tem a função de definir, regular e normatizar. O bispo tem a função de colocar como prioridade a catequese. E os presbíteros e diáconos têm a função de
acompanhar e zelar.Ao Bispo, como pastor próprio da Igreja Particular, cabe estabelecer e dirigir o Catecumenato .Não é preciso dizer que é fundamental que o bispo não apenas aprove (no sentido de deixar fazer) esta modalidade de Processo Catecumenal, mas efetivamente a assuma e incentive, uma vez que é sua responsabilidade, e a catequese é dimensão essencial da Igreja, sendo a idade adulta a etapa mais importante em termos de catequese.

CONCLUSÃO DO DOCUMENTO

As propostas apresentadas neste documento não constituem propriamente um objetivo, mas um horizonte que nos incita a transformarmos o modo como educamos as pessoas na fé. A catequese de inspiração catecumenal não é um projeto fechado, mas abre um leque de possibilidades. O que já conseguimos de bom precisa ser valorizado e aprofundado, mas não podemos nos
esquecer da nossa missão de formar discípulos e não “dar um cursinho”. O aluno aprende; o discípulo se encanta e quer viver como seu mestre.
A catequese precisa ser essa experiência que envolve a integralidade da pessoa e não a “linha de chegada”, nem o “ponto final”.

“A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio.
A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o
coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer
pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa
palavra e obras é nossa alegria.” (Documento de Aparecida, 29)
Mergulhados na alegria, enserramos esse encontro de formação deixando a mensagem a todos os que se sentem discípulos e querem fazer outros discípulos:

Mensagem final:
PORQUE IR A IGREJA?


Benção:Pe. José Luiz
Após a benção fomos convidados para saborear um delicioso coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário