Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O CÂNCER...na vida de um amigo, o que dizer,o que fazer???



Atualmente só recebo noticias de amigos com essa doença...

Ao descobrir que um amigo está com câncer é comum sentir-se perdido, sem saber o que dizer ou fazer. O impacto da notícia ainda assusta muito, mas, o melhor é manter a calma.Esse amigo precisará de todo apoio e amizade. E pra você que também tem algumas noticias desse tipo,Separei algumas orientações para lhe ajudar, mas lembre-se que cada caso é um caso.
Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Assim, você poderá compreender melhor o seu amigo e essa fase pelo qual ele está passando.

Câncer: Fatalidade?
por: Dr. Milton Santiago Junior –

Desde há muito o câncer tem sido sinônimo de medo, sofrimento e derrota para a imensa maioria das pessoas encarnadas na Terra. Condenação quase sempre inapelável, desperta anseios e pavores internos e, sobretudo, expõe a fragilidade da vida biológica e a transitoriedade da existência material. Apesar dos consideráveis avanços tecnológicos em busca do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz, a Medicina e a Ciência em geral estão ainda distantes de dominarem o comportamento descontrolado das células neoplásicas.

Câncer é uma palavra derivada do grego “karkinos”, a figura mitológica de um caranguejo gigante, escolhida por Hipócrates para representar úlceras de difícil cicatrização e que, ao longo do tempo, consagrou-se como sinônimo genérico das neoplasias malignas.
O câncer não é uma doença única. Há mais de cem tipos diferentes de câncer, que variam ao extremo em suas causas, manifestações e prognósticos. Além disso, tumores de tipos histológicos iguais irão se comportar de maneira diferente em cada paciente, na dependência de fatores genéticos, imunológicos, emocionais e ambientais.

O câncer é caracterizado por um crescimento autônomo, desordenado e incontrolado de células (neoplasia) que, ao alcançarem uma certa massa, comprimem, invadem e destroem os tecidos normais vizinhos (comportamento “maligno”).

O processo de carcinogênese, ou seja, de formação do câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios.

No estágio inicial, células normais sofrem a ação de um agente cancerígeno e passam a apresentar uma modificação (mutação) genética. A permanência de agentes agressores, associados a fatores imunológicos, ambientais e genéticos do hospedeiro, vão promovendo mais e mais a transformação celular, até que ela se torna uma célula descontrolada, atípica, “maligna”.

Finalmente, tais células doentes, geneticamente modificadas, passam a se multiplicar descontroladamente, provocando o crescimento do tumor. Em certo momento, ele se manifesta clinicamente.

Será o câncer uma obra do acaso, um castigo de Deus ou um “carma” do espírito? Hoje, à luz da ciência médica, pode-se afirmar que o fator predominante da carcinogênese é, sem dúvida, o comportamento humano: tabagismo, abuso de álcool, maus hábitos alimentares e de higiene, obesidade e sedentarismo são responsáveis por quatro em cada cinco casos de câncer e por 70% do total de mortes por câncer. Os cânceres por herança genética pura, ou seja, que não dependem de fatores comportamentais e ambientais, são menos de 5% do total.

Será o câncer uma fatalidade repentina a nos devastar o destino? Como a maioria das doenças que assolam a humanidade terrena, o câncer deriva de uma composição de fatores, entretanto, em pelo menos 75% dos casos decorre do estilo de vida. Por outro lado, se detectado precocemente, pode ser curável em 50% dos casos. Ou seja: não há fatalidade absoluta e, via de regra, é um mal evitável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário