Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BULIMIA.....Evite essa companhia!!!!

Bulimia é um transtorno alimentar no qual a pessoa ingere grandes quantidades de alimento num curto período de tempo e em seguida livra-se desses alimentos para evitar o ganho de peso(expurgos),esse processo é feito induzindo vômitos ou tomando laxante ou diurético para fazer a comida deixar seu sistema mais rápido,assim como abusar de pilulas de dieta e a pratica de exercicios compulsivamente a fim de evitar o ganho de peso. Sendo que esses fatores podem ter efeitos prejudiciais sérios e prolongados na saúde . Para os bulímicos, comer compulsivamente e purgar constitui um ciclo, mas eles podem não ganhar ou perder peso suficiente para que se torne óbvio que padecem de um transtorno alimentar.

Efeitos de Medicina de Bulimia

Os efeitos clínicos de bulimia são muito graves. Pessoas com bulimia geralmente necessitam de cuidados hospitalares de internamento, devido à sua condição. Se não for tratada, a bulimia pode resultar em morte.

*Provoca desidratação e baixos níveis de potássio, magnésio e sódio no sangue. Ela provoca anemia (baixa de ferro no sangue). Ela provoca um batimento cardíaco irregular (arritmia).Sobre o tempo que enfraquece o músculo cardíaco e pode levar a insuficiência cardiaca.

*Desidratação e deficiências de vitaminas podem contribuir para problemas de rins e fígado .a bulimia pode causar diarréia, constipação e outros problemas intestinais. O teor de ácido do vômito pode apresentar danos aos dentes e do esôfago. Ela pode causar úlceras de estômago e úlceras na boca.Em casos graves, o estômago pode até ocorrer rupturas.

* A bulimia provoca desequilíbrios hormonais levando a um período de ausência ou irregularidade menstrual em mulheres. Ela pode causar infertilidade.

>>>Pessoas com bulimia podem estar sofrendo de depressão clínica, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, ou outras doenças psiquiátricas. Se assim for, esses transtornos devem ser tratados juntamente com a bulimia. Isso pode envolver a medicação psicotrópica.

>>>Pessoas com bulimia tendem a ficar obcecado com seu peso e sua aparência. Eles não têm uma imagem corporal realista e podem acreditar que estão acima do peso quando na verdade eles estão abaixo do peso.

Tratamento para os efeitos psicológicos da bulimia envolve lidar com as questões acima e ensinar o paciente novas habilidades de enfrentamento.

Efeitos sociais da Bulimia

Os efeitos sociais da bulimia ,são tão importantes como os efeitos psicológicos. Na verdade, os dois estão muito relacionados entre si.Devido ao cansaço provocado pela doença, pessoas com bulimia podem não ter a energia para se socializar. Por esse motivo, e porque eles são tão focados em alimentos e no seu peso, eles podem ter dificuldade em desenvolver e manter relacionamentos com os outros. Além disso, pessoas com bulimia são muitas vezes clinicamente deprimidos.Os sintomas da depressão incluem baixa auto-estima e sentimentos de inutilçidade. Esses sentimentos podem levar ao isolamento social e retraimento.

Tratar os efeitos sociais da bulimia pode envolver a terapia de grupo e / ou terapia familiar. Pode também envolver o ensino de habilidades sociais, habilidades de comunicação e habilidades de lazer. programas de tratamento bem sucedidos são aqueles que atendem todos os efeitos da bulimia, incluindo os efeitos sociais.

Comportamentos de pessoas com bulimia, que se tornam sinais de aviso,:

● Esconder a comida reservada para episódios de voracidade (incluindo frequentemente pão, massa, doces, sobremesas, batatas fritas e gelados. No entanto, qualquer tipo de comida pode ser consumida durante a ingestão compulsiva);

● Mentir sobre o que comeram;

● Comer compulsivamente em segredo;

● Vomitar em segredo;

● Esconder artigos como laxantes ou diuréticos;

● Deixar a água da torneira ou do chuveiro no banheiro ,para disfarçar os episódios de purgação;

● Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspecto em geral;

● Queixas frequentes em relação a dores de garganta (causadas pelos repetidos vômitos);

● Queixas frequentes em relação a problemas dentários (também causados pelos vômitos);

● Esconder-se atrás de roupas largas e soltas;

● Demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.

"O importante é ter consciência de que se o problema estiver acontecendo, não é uma bobagem ou falta de vontade da pessoa, mas sim um transtorno que precisa ser tratado, principalmente, na fase da adolescência"

Zuleika Fuente, psicóloga de São Paulo

Um comentário:

  1. Eu chorei. A vida é bem mais precioso que temos.'Que Deus me perdoe por fazer tão pouco dela. :C

    ResponderExcluir