Blog da Cidha Cunha

terça-feira, 19 de julho de 2011

A greve acabou...e agora ?Agora é GRAVE!.

A greve acabou... retornei para a sala de aula desmotivada,porém com forças..mesmo sabendo que educação não será mais a mesma! Antes de voltar, conversando com companheiros de luta e amigos de profissão, a maioria deixou bem claro que daqui pra frente, não serão os mesmos profissionais que sempre vestiram a camisa da escola como faziam. Bingos, rifas,festinhas para a manutenção da escola ,nunca mais!Deixarão isso para a direção administrativa da escola se encarregar de pedir ao governo.

Apesar de tamanha tristeza...voltei , me deparando novamente com os diversos tipos de alunos....os mesmos...só mudam nome e endereço..mas atitudes idênticas.

Aluno religioso: sempre que vem pra sala a gente pensa: Meu Deus!Dá-me forças!
Aluno matemático: ele sempre te faz contar até 10 pra você não perder a paciência.
Aluno detetive: aquele que fuça em tudo o que não é dele.
Aluno músico: sempre está batucando na carteira.
Aluno hipocondríaco: sempre inventa uma doença para faltar...
Aluno "tropa de elite": te faz pensar em desistir todos os dias...
Aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo.(como se você não soubesse até o que passa na casa dele!)
Aluno astronauta: está sempre no mundo da lua...

E por ai vai...

E é com esse desafio diário..eu vou recomeçando a cada dia, já que eu escolhi essa profissão por vocação! Se fosse pelo salário eu faria igual ao governador Atual Raimundo Colombo,desistiria na metade do caminho !

veja o currículo dele: pedagogia incompleto.

http://www.senado.gov.br/senadores/senador/raimundocolombo/curriculo.asp


Porém o mais gostoso disso tudo...é que se não existisse essa diferença de alunos não teria graça...já pensou se todos fossem do tipo (um aluno exemplar)...que nem seja preciso de uma apoio do professor? Não teria graça!desafios é muito bom e eu gosto! Enquanto estive em greve,senti saudades de meu alunos e dos que sempre vinham conversar,rir..questionar assuntos diversos..momentos agradáveis que faziam as horas passarem mais rápido e seu trabalho valer a pena!não adianta querer matar a educação...somos fortes...não é uma greve que define o caráter de um professor...não é uma reposição de aulas( insignificantes...só pra cumprir horas) que vai dizer se o professor é ou não o bom profissional; e sim o respeito e a valorização...não só no amor..mas em remuneração sim..somos profissionais, trabalhadores e honestos!

Vale lembrar que não adianta fugir da realidade, em nossa área da educação é impossível viver sem mencionar o nome de algum aluno,eles fazem parte de nossa vida. Sempre são lembrados em algum determinado momento...nas pausas(recreio), na sala dos professores...comenta sobre algum aluno...em casa ,nosso ambiente social,família,Igreja, cursos etc... ...sempre compara-se com alguém ou com alguma atitude...tipo(meu aluno tal...faz isso..ou... parece meu aluno fazendo isso ou aquilo)..no entanto como disse ,nosso amor pela educação ..mudou..mas pelos alunos não..senti falta sim..do carinho...aquele abraço gostoso que você é recebida por eles! Vou continuar amando esses alunos e recebendo o amor deles, porém essa troca não basta,pois esse amor não paga minhas contas! Sai dessa greve com a consciência que ser professor é profissão e não sacerdócio.O que desejo é por direito sim,o respeito e o salário justo,pois salário justo, trás dignidade, e amplia horizontes. Só nos resta é ir tocando a vida em frente...e fazer com que cada sala de aula,não vire o caos assim como é a forma de governo em santa Catarina!não só na área da educação , mas também na saúde e segurança publica!que ainda vai dar o que falar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário