Blog da Cidha Cunha

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novo teste de rastreamento precoce do Autismo




Um novo teste de rastreamento precoce de Autismo, elaborado para detectar a condição em bebês na faixa de 1 ano de idade, pode revolucionar o "olhar" às crianças autistas, dizem os experts, através de um diagnóstico e tratamento mais precoce do que o atual.

O checklist de 24 ítens leva apenas 5 minutos para completar e pode ser preenchido na sala de espera do consultório do pediatra, quando os pais levam os filhos para a rotineira consulta dos 12 meses, diz um estudo de mais de 10.000 crianças, publicado no Jornal de Pediatria (http://content.usatoday.com/topics/topic/Journal+of+Pediatrics).

O checklist, disponível online (http://firstwords.fsu.edu/pdf/checklist.pdf), pergunta aos pais e demais cuidadores sobre habilidades de comunicação, como o balbucio, primeiras palavras e contato visual. O estudo foi financiado pelo National Institutes of Health.

Médicos encaminharam crianças que "falharam" no checklist para outros testes mais específicos, e se necessário, tratamento. Pesquisadores deram seguimento até as crianças terem 3 anos de idade. O instrumento proporcionou um diagnóstico preciso em 75% dos casos.
s autores do estudo avisam que o checklist não vai rastrear todos os casos de autismo, como no caso das crianças que começam a apresentar os sintomas em uma idade maior.

Mas por fácil de usar, todos os pediatras deveriam começar a utilizar o instrumento,

Segue agora o instrumento traduzido:

CSBS DP Infant-Toddler Checklist

A maioria das perguntas devem ser respondidas com uma das 3 opções:

·                     (AN) Ainda não,
·                     (AV) Às vezes,
·                     (CF) com Frequencia.

Emoção e Olhar:

1. Você sabe quando seu filho está feliz e quando está chateado? (    )
2. Quando seu filho/a brinca com brinquedos, ele/a, o olha para ver se você o está observando? (  )
3. Seu filho/a sorri quando olha para você? (  )
4. Quando você olha e aponta para um brinquedo, seu filho o olha também? (  )

Comunicação:

5. Seu filho/a avisa que precisa de ajuda ou quer um objeto que não está a seu alcance? (  )
6. Quando você não está dando atenção a seu filho/a, ele/a tenta chamar sua atenção? (  )
7. Seu filho/a faz coisas para fazer você rir? (  )
8. Seu filho/a tenta fazer você ver objetos interessantes - só para você olhar para os objetos, não para fazer algo com eles? (  )

Gestos:

9. Seu filho/a pega objetos e os dá a você? (  )
10. Seu filho lhe mostra objetos sem lhe dar os objetos? (  )
11. Seu filho/a acena para cumprimentar as pessoas? (  )
12. Seu filho/a aponta para objetos? (  )
13. Seu filho balança a cabeça para indicar "sim"? (  )

Sons:

14. Seu filho/a usa sons ou palavras para conseguir atenção ou ajuda? (  )
15. Seu filho/a junta sons, como mama, gaga, tchau? (  )
16. Aproximadamente quantos sons como os seguintes seu filho/a faz: ma, na, ba, da, ga, la, sa?
Nenhum,
1-2,
 3-4,
5-8.

  Palavras:

17. Aproximadamente quantas palvras diferentes seu filho/a usa com significado que você reconhece (por exemplo, "eta" para chupeta, "dedeira" para mamadeira?
Nenhuma,
 1-3,
4-10,
11-30,
mais de 30.

18. Seu filho junta duas palavras (exemplo, mais papá, quero papai, etc)? (  )

Entendimento:

19. Quando você chama seu filho/a, ele/a responde olhando ou virando para você? (  )
20. Aproximadamente quantas palavras ou frases seu filho/a entende sem gestos? Por exemplo, se você perguntar: "onde está sua barriga", "onde está o papai", "me dê a bola", "venha aqui", sem mostrar ou apontar, seu filho/a responderá apropriadamente? (  )

Uso de objetos:

21. Seu filho/a mostra interesse em brincar com uma variedade de objetos? (  )
22. Aproximadamente quantos dos objetos listados seu filho/a usa apropriadamente: copo, mamadeira, tigela, colher, pente ou escova, escova de dentes, pano de lavar o rosto, bola, carrinho, telefone de brinquedo?
Nenhum,
 1-2,
3-4,
5-8,
mais que 8.
23. Quantos blocos ou anéis seu filho/a empilha?
Nenhum,
 2 blocos,
 3-4 blocos,
 5 ou mais blocos.

24.Seu filho/a brinca de faz-de-conta com brinquedos (por exemplo, dá comidinha a um bichinho de pelúcia, põe uma boneca para dormir, põe um personagem num carinho)? (  )

Você se preocupa com o desenvolvimento de seu filho/a?
Não,
sim (caso afirmativo, descrever).


Para pontuar o teste é preciso marcar diversos itens em tabelas de acordo com o desenvolvimento da criança, então é impossível eu colocar tudo aqui.

Mas fica a sugestão: se seu filho/a apresentar muitas falhas na maioria dos itens, no sentido de pontuar a maioria como "ainda não" ou "nenhum", deve-se buscar algum profissional capacitado e com conhecimento em Autismo para realizar uma avaliação completa!

Portanto que fique claro que  o teste em si não fecha diagnóstico sozinho, é mais um alerta para os pais e profissionais estarem atentos quanto ao desenvolvimentos das crianças!!!



Abaixo estão  exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico só poderá ser determinado por um especialista.
  • A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
  • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo dos pais.
  • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças.
  • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.
  • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
  • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade.
  • Durante a amamentação, a criança com autismo não interage com a mãe.
  • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente.
  • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
  • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
  • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.
Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.
Por que é importante saber reconhecer os sinais e sintomas precoces do autismo?
É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomas típicos de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais da doença ao nascer.
Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatrapsiquiatra infantilneurologista infantil) para que o diagnóstico seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.
O diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.
ABC.MED.BR, 2011. Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário