Blog da Cidha Cunha

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TEATRO DE XADREZ














Iniciando assim: Dramatização


                                       TEATRO DE XADREZ                                                                                                                                                      
Tabuleiro (território)
Apresentar o tabuleiro de xadrez dizendo que o tabuleiro é o pedaço de terra que havia sido
descoberto. Nesse pedaço de terra tem muitas casas. Umas só brancas e outras só pretas.
Tabuleiro - História:
 Dois reis, muito egoístas e gananciosos se encontraram para fazer um acordo sobre novas terras que haviam sido descobertas. (apresentar o tabuleiro)
Reis
Os reis que brigavam pelas terras tinham a pigmentação da pele diferente, um era preto e o outro era branco. Para evitar guerra, os reis fizeram um acordo: O rei preto ficaria com as casinhas pretas e o rei branco com as casinhas brancas. Pouco tempo depois, eles não estavam satisfeitos com o acordo que firmaram. Tanto o rei preto como o rei branco resolveram ocupar todas as casas daquele pedaço de terra.
Rei  branco,casa preta.
Rei  preto, casa branca.
Pensando em tomar para si todas as casas do tabuleiro, foi que o rei preto decidiu morar na casa branca e o rei branco morar na casa preta. (apresentar os reis)
Movimentos dos reis.
O Rei usa uma roupa muito pesada, assim só pode andar apenas uma casa para frente, para os lados, para trás e em diagonal. (mostrar os movimentos)
O rei branco chama a rainha e casa-se com ela. A rainha vai, então, morar na casa ao lado dele.
Chegada das rainhas. (damas)
O rei preto, vendo que o rei branco ia se casar procurou sua namorada (a rainha preta). Em pouco tempo estavam casados e sua rainha foi morar na casa preta a seu lado.
Movimentos das rainhas
As rainhas eram inteligentes e poderosas, estavam acostumadas a viajar para longe. Elas podiam andar como os reis (para todas as direções) só que mais longe, quantas casas quisessem.
Chegada dos bispos
O rei preto resolveu então ir à igreja e convidar dois bispos para ajudá-lo e aconselhá-lo na administração do reino. Mas o branco já estava pensando em fazer o mesmo. Ele foi também à igreja e trouxe dois bispos para ficar com ele e os posicionar como fizera o rei preto.
Movimento dos bispos
Os bispos se instalaram um do lado do rei e o outro do lado da rainha. Os bispos eram sábios e inteligentes, mas tinham um problema nas pernas e só sabiam andar “tortinho” (em diagonal) (mostrar os movimentos). Os bispos eram bons companheiros, mas as limitações de só andarem em diagonal não deixou nenhum dos dois tranquilos.
Chegada das torres e dos cavalos
Foi então que o rei branco resolveu construir um castelo com duas torres. (Posicionar uma torre em cada canto do tabuleiro). Comprou dois cavalos muito bonitos para ficarem amarrados ao lado dos bispos, para que todos ficassem protegidos.
Mas o rei preto, logo que pode, construiu um castelo com duas torres, comprou dois cavalos fortes e os amarrou nas torres.
Movimento dos cavalos
Os cavalos eram fortes, treinados e sabiam saltar. Eles andam (saltam) pelos lados do tabuleiro, sempre pulando 3 casas – duas e uma ou uma e duas, formando sempre um “L”.
Movimento das torres
As torres só se movimentam na horizontal e na vertical. Quantas casas quiserem “+”.
Mas o rei preto continuava querendo para si todas as terras. Convocou muitos soldados para cuidar de cada um que morava com ele. Um soldado foi orar em frente ao rei, outro em frente à rainha, etc.
O rei branco vendo que o rei preto havia convocado muitos soldados, fez o mesmo. (posicionar os peões no tabuleiro)
Movimento dos peões
O peão se locomove para frente e elimina (come) o adversário só em diagonal. Os peões são dorminhocos e comem muito. Então quando eles acordam só conseguem andar duas casas. Após acordar, os peões só podem andar uma casa em cada movimento.

Início do jogo de xadrez
Os dois reis continuavam descontentes e ainda discutindo. A situação chegou a um ponto muito grave. Foi então que o rei branco resolveu atacar. Foi o início da guerra. O rei preto mandou também seu peão avançar. Assim começa a partida. Cada exército procurando ocupar todas as casas do tabuleiro e tomando as casas para si.
Xadrez para criança

10 motivos para aprender xadrez quando criança:

1.    O xadrez estimula o raciocínio lógico. 
2. O xadrez ativa a concentração .
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões. 
4. O xadrez aguça a memória .
5. O xadrez trabalha a paciência.
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento. 
7. O xadrez aumenta a autoconfiança .
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário .
9. O xadrez exige responsabilidade .
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade .


      Assim é divertido!!!
Comece a jogar agora....



Nenhum comentário:

Postar um comentário