Blog da Cidha Cunha

domingo, 17 de novembro de 2013

Portifólio Berçario



Nessa postagem exibo com grande satisfação o Portfólio  que elaborei para a turminha do Maternal,Com isso, professora e as auxiliares ajudam nas atividades e no ensaio da dança para a realização desse adorável trabalho.
Neste portfólio cada registro feito será  trabalhado baseado na música  –dança dos pinguins do CD caixinha de sonhos.
Nossos sentidos se desenvolvem durante toda a vida, mas é no primeiro ano que tudo começa.Aliado às conquistas do sistema locomotor o bebê desenvolve sua percepção de mundo por intermédio do que vê, ouve, prova, cheira e sente.Desta forma, proporcionar a ele o contato com diferentes sensações é ampliar a sua consciência de si próprio e do mundo que o rodeia.No Maternal I o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação motora global e ampliação do vocabulário.Serão realizada várias atividades  que não dependem muito do registro no papel e sim de boas práticas. Entretanto,pretendo  entregar um registro para os pais,bem criativo,  algo feito por eles, de forma lúdica e tranquila sem forçar nada ou pular suas etapas de desenvolvimento, algo com a carinha deles, borrado, amassado, rabiscado, nada muito melhorado por nós , nem perfeito, mas ao mesmo tempo algo que valorizasse também o nossa dedicação e esforço.Foi daí que além de trabalhar com os bebes quase sempre no coletivo, surgiu a ideia de ir arquivando estes registros e montar um Portifólio  com as explicações pedagógicas do que era cada eixo de trabalho. Esse portfólio contemplará também as  atividades do 2º semestre nos quais os bebes  já estavam mais interagindo com os demais amiguinhos e com as professoras para executar as atividades.
O portfólio só faz sentido se for para despertar e aprimorar as competências dos de nossas crianças.O mais interessante nesse processo de avaliação é que ele nos permite observar a inteligência que nossos bebes já possuem e o quanto cada um precisa ser aprimorado ou até mesmo despertado. 

"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." Oscar Wilde

Ensaio para apresentação-  CD caixinha de sonhos


Portifólio berçario
Nessa postagem exibo com grande satisfação o Portifólio que elaborei para o   Maternal,a professora e as auxiliares auxiliaram nas atividades e no ensaio da dança para a realização desse adorável trabalho.
Neste portifólio cada registro feito será  trabalhado tendo como base a música da compositora Thelma Chan –dança dos pingüins do CD caixinha de sonhos.




CENTRO EDUCACIONAL CONHECIMENTO
Aluno(a):__________________________________
Professoras: Maria Aparecida Cunha e Silvane
Auxiliares:  Jéssica Bittencourt e Mayane
                                 Turma: Maternal          Turno: Integral






A  Dança dos Pinguins






Justificativa

Nossos sentidos se desenvolvem durante toda a vida, mas é no primeiro ano que tudo começa. Aliado às conquistas do sistema locomotor o bebê desenvolve sua percepção de mundo por intermédio do que vê, ouve, prova, cheira e sente. Desta forma, proporcionar a ele o contato com diferentes sensações é ampliar a sua consciência de si próprio e do mundo que o rodeia. No Maternal I o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação motora global e ampliação do vocabulário. Sendo a música um dos momentos de muita alegria e descontração na sala, percebemos o quanto elas ficavam animados e com a atenção voltada ao desenho dos Pinguins e com a musica que tocava do CD caixinha de sonhos volume l.Por esse motivo resolvemos interagir com as crianças  a dança dos pinguins,sendo que todos acompanhavam as coreografia e se divertiam ao mesmo tempo transformando nossas manhãs bem alegres. Com o intuito de aprofundar seus conhecimentos básicos sobre a vida desses animais, principalmente referente aos pinguins, personagens mais atrativos da música, através de uma abordagem lúdica e atrativa com brincadeiras, percepções, dramatização da história da vida dos pinguins, músicas entre outras ações significativas.

Objetivo Geral

ü  Incentivar os bebes o gosto e o prazer em ouvir histórias divertidas  e movimentos,Tornando um vinco de amizade ainda mais alegre de toda a turma.
ü  Apresentar como pequenos gestos ajudam no dia a dia e fazem muita a diferença na vida social desses pequenos.


Objetivos Específicos


ü  Trabalhar os valores a partir das referencias presentes na música.
E na história dos pinguins.
ü  Despertar o interesse das crianças para o modo de viver e sobreviver dos nossos personagens (Pinguins);
ü  Motivar a relação familiar observando o modo de viver da família dos pinguins e a relação de fidelidade e cuidados entre eles.
ü  Possibilitar as relações interpessoais presentes na família a partir de atividades.
ü  Ampliar o conhecimento do vocabulário.
ü  Oportunizar aos bebes momentos de descontração e amizade entre eles, focando os laços que são tão necessários para o desenvolvimento e amadurecimento do ser pessoal.




Metodologia

A partir do tema previsto, serão realizadas as seguintes atividades:

    8  Introduzir o assunto através da apresentação da musica.
    8 Apresentar a história da vida dos pinguins com a figura da família
                (papai  pinguin ,mamãe e filhinhos);
                                 8 Identificar onde e como vivem os pinguins;
    8 Construir cartazes com a turma com o tema da família;
    8 Preparar com a turma uma apresentação musical.
    8 Confeccionar lembrancinhas com as crianças.
           8 Promover a integração entre família e escola em uma tarde muito especial.


CONTEÚDOS


8        Atividades variadas com os personagens;       
8        Estudo do personagem;
8        Coreografias;
Pinturas com tinta

                   
Recursos

  Giz de cera;
  Gliter;
  Papel picado;
  Cola colorida;
  Palitos
 Canudos;
  Cola Tenaz;
  Cartolina;
  Tinta Guache;
  Som;
  Papel A4;
 EVA colorido




Avaliação


A Avaliação se dá nas observações e arquivando estes registros. O mais interessante nesse processo de avaliação é que ele nos permite observar a inteligência que nossos bebes já possuem e o quanto cada um precisa ser aprimorado  ou até mesmo despertado.



"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." Oscar Wilde

Atividades:














o pezinho ficou para capa das avaliações








Algumas lembrancinhas para porta e geladeira

Minhas amigas de profissão Jessica, Mayane e Silvane


Imas de geladeira...muito fofos!

Um comentário: