Blog da Cidha Cunha

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Inicio das aulas...comece bem para terminar bem!!!

Inicio da aulas ...vamos fazer valer a pena!



Preste atenção nas aulas!

Não é nada animador Ir à escola quando se tem tantas outras coisas pra fazer , ainda mais pra aprender coisas que “provavelmente você não vai usar pra nada no futuro”. Mas é importante prestar atenção nas aulas - por mais chatas que sejam -, fazer os exercícios e tirar suas dúvidas para não chegar no dia do teste com aquela sensação de "vou tirar zero". 


Pergunte!


Levante a mão numa boa e pergunte,Pois muitas vezes,na maioria das vezes o professor explica e você não entende absolutamente nada.Então pergunte sim... Ninguém vai achar ridículo se você pedir pra ele explicar novamente, além de que o professor vai ver que você tem interesse em aprender, e nós  professores adoramos ver isso nos alunos!
Se você tiver muita vergonha, vale ficar na sala depois de tocar o sinal pra perguntar em particular, o que não vale é permanecer com duvida!
E se não deu tempo de perguntar? Anote sua duvida e pergunte na aula seguinte! 

Reserve um tempo pros estudos!


 “Matéria dada é matéria estudada” lembra desse ditado de professor?Então,ponha ele em prática! Escolha um horário em que você esteja mais disposto e menos sonolento e de uma lida na matéria estudada em aula, nem que seja meia horinha. Deixe o Computador e a  TV  pra depois! Se quiser, você pode ir aumentando esse tempo aos poucos até acostumar (10 minutinhos a mais por dia até atingir mais ou menos 1 hora de estudo). Você vai ver como funciona!

De um cochilo depois da refeição!


Quem não gosta de um cochilo depois do almoço,neh?e isso faz um bem!Além de  te deixar mais disposto pra estudar e as chances de você ficar viajando durante o estudo vão diminuir, pois seu cérebro vai estar mais descansado. Mas lembre-se que é um cochilo de trinta minutinhos, nada de dormir a tarde inteira hein?! Se você não gosta ou não consegue dormir à tarde, procure outra atividade que te deixe relaxado: escute música, leia um livro, escreva...


Não deixe tudo pra ultima hora!


 Tente se antecipar uns dois ou três dias pra estudar com mais tranquilidade, não deixe pra estudar na véspera da prova assim, se você ainda estiver com alguma duvida vai dar tempo de perguntar para o colega ou para o seu professor. Além de que ansiedade e desespero não ajudam em nada né? O conteúdo se acumula, ai gera aquela confusão, você não lembra mais o que é pra estudar, mistura coisas diferentes, ai já viu né... Melhor estudar com antecedência!


Trate melhor seus professores “menos preferidos”

 
Já pensou passar o ano  inteiro de bem com todos os seus professores? É, eu disse “todos”.
sempre tem aquele professor chato que não te deixa nem abrir a boca daí ,não  é fácil, , principalmente quando vem com ignorância e te manda calar a boca quando você estava quieto. Mas bater boca não vai adiantar nada, só vai ficar ruim pra você: pois vai parar na diretoria,isso quando não inventarem de chamar seus pais. Ou pior ainda, um professor pegando no seu pé até o fim do ano, já pensou?
Você pode não concordar com ele em algo, mas se for pra contrariar, que seja com educação e respeito. Tente tratar ele como você trata aquele professor que você adora, você pode se surpreender com o resultado!

Invente métodos para estudar antes das provas

- Comece dando uma lida no conteúdo, separe os tópicos mais importantes e com suas palavras, escreva uma explicação para cada um deles. Assim o conteúdo vai ficar mais resumido, e como vai estar escrito com suas palavras, você vai entender e fixar melhor.

- Também vale fazer musiquinhas com trechos da matéria que você quer decorar e sair cantando por ai. É garantido!

- Decore a posição de cada tópico na folha do resumo, ai quando estiver fazendo a prova, tente lembrar onde ficava a resposta da pergunta na folha. Funciona se você tem uma boa memória fotográfica.

- Estude em grupo. Combine um dia pra galera se reunir e estudar, assim um ajuda o outro na parte que entende, todo mundo sai ganhando!

- Refaça os exercícios dados em aula: Copie as perguntas para uma folha em branco e responda sem olhar as respostas, depois de responder todas, corrija as questões e de uma atenção especial à aquelas que você errou. Vale tentar decorar as respostas das questões, sempre cai alguma na prova!


Procure um lugar calmo pra estudar


 
Quando for estudar, procure lugares longe do barulho, da movimentação e principalmente longe de possíveis distrações. Tente procurar lugares diferentes pra estudar, embaixo de uma arvore por exemplo, imagina que delicia estudar com os sons da natureza?


Vamos fazer valer a pena !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário